terça-feira, 26 de maio de 2009

Introdução à Psicologia do Ser - Abraham H. Maslow


Introdução à Psicologia

do Ser, de Abraham H. Maslow — é uma das obras mais represen¬tativas da Psicologia Humanística, movimento hoje solidamente firmado como a alternativa viável para resolver o impasse entre a psicologia experimental-positivista-behaviorista e o freudianismo ortodoxo.


Essa “Terceira Força” aglutina os partidários de Adler, Hank e Jung, além de todos os neofreudianos e pós-freudianos, psicólogos da personalidade, fenomenólogos, hu¬manistas, rogerianos, existencialistas e muitos outros.

Introdução à Psicologia do Ser, cuja edição original vendeu mais de 100.000 exempla¬res nos E.U.A., caracteriza-se por um inabalável otimismo em relação ao futuro, baseado nos valores intrínsecos da humanidade.

Segundo Maslow, “A natureza interior, até onde podemos conhecê-la, não parece ser intrinsecamente má; é, antes, neutra ou positivamente “boa”. O que chamamos de comporta¬mento mau vem a ser, via de regra, uma reação secundária à frustração dessa natureza intrínseca.”

Link: http://www.esnips.com/doc/c9eae410-f7af-4645-8c94-fa1d4a8d8395/Abraham-H.-Maslow---Introdu%C3%A7%C3%A3o-a-Psicologia-do-Ser-(doc)(rev)

Nenhum comentário: